169136900_185152443278697_15099993357382

Origem

Cada criança que nasce é a natureza que se renova , uma, outra, e outra vez...

Em Agosto de 2019, um grupo de pessoas movidas pela vontade comum de levar crianças a brincar livre em espaços exteriores começou a  procura de sinergias que permitissem alcançar essa missão. 


Integraram esse grupo, pais,  cuidadores, terapeutas, brincadores e profissionais de ação social, saúde e educação.

Surgiu o embrião deste projecto com a designação "Brincar Fora da Caixa" que deu os primeiros passos com a presença na Feira da Dieta Mediterrância de Tavira e Feira da Juventude.


Em Outubro, em colaboração com um dos Agrupamentos de Escolas, envolveram-se alunos de algumas turmas  para a sensibilização de temas relacionados com a Saúde Emocional e Relacional, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental.


Ainda nesse mesmo ano, e com o intuito, de espalhar mensagem pela comunidade em geral, criou-se rubrica "Despertares" na rádio Gilão, apontamento semanal das quintas-feiras de manhã, com temas e convidados ligados associados à infância, à família, ao bem estar e à saúde, com especial destaque para a promoção da saúde mental.

Em Fevereiro de 2020, é possível concretizar o "sonho" de realizar uma palestra na Biblioteca Municipal Alvaro de Campos, com a presença de alguém que muito inspirou o desenvolver deste projecto, o Prof. Dr. Carlos Neto, com a sua missão de vida dos ultimos 40 anos de, libertar as crianças da falta de tempo livre para brincar e ser activo na infância.


Ao longo do Verão de 2020, e dada a necessidade de  oportunidades para brincar em liberdade, realizaram-se alguns Encontros de Brincar ao ar livre.


Em Agosto, e em resultado das próprias vivências de plena Pandemia, assumimos finalmente a necessidade de dar um corpo e uma identidade mais consistente a esta energia que nos move, e criar a Associação Rotinas Selvagens.